Grupos

 Terrakota




                                            
Terrakota nasceu da viagem e cresceu com a mistura. Não sabe nem quer saber o que são fronteiras.
Considerados os embaixadores da multicultural idade de Lisboa, são já uma referência da música mestiça e de fusão no cenário nacional e internacional.
A semente plantada no Burkina Faso, em 1999, germinou em território português e tem dado frutos pelo mundo fora, entre viagens de pesquisa musical e concertos nos palcos mais importantes do roteiro da Word music.
O reconhecimento disso foi a recente nomeação para o Songlines Music Awards 2011 na categoria de Best Group.
O mapa-mundo é virado do avesso e as fronteiras são varridas por esta música poliglota, como se português, crioulo, wolof, espanhol, inglês, francês, árabe, fossem uma língua só. Um passaporte para uma viagem pelo globo em passo de dança ao som de ritmos mandinga, afro-cubanos, soukous, funaná, samba, reggae, gnawa, afrobeat, desert blues, batuque, flamenco, maracatu, música árabe, rap ou chimurenga, e mais recentemente impregnado se de cadencias e ritmos Indianos, dando origem a o seu ultimo trabalho, World Massala.

 Detentores de uma identidade musical sólida construída a partir de uma inspiração global em elementos tradicionais e contemporâneos, têm vindo a apurar o seu estilo inventivo, mestiço e bem condimentado.
 A sua música fala por si, une povos, línguas e culturas. Reivindica, exige e concretiza a dimensão universal do ser humano através da sua própria consciência vital que faz intensificar ainda mais a energia do espectáculo.
    
                                                         
                                          www.facebook.com/terrakota.page
                                          http://terrakotaofficialpage.wordpress.com/





                                
Anaidcram



Anaidcram é um grupo Hispano- Português, formado no ano 2007 pela bailarina Diana Rego e pelo músico Marc Planells. A sua motivação mútua pela cultura Oriental, levou- os  estudar e pesquisar durante anos pela Índia, Turquia e Egipto dando corpo a esta criação.
O grupo investigou o repertório destas diversas culturas, permitindo lhes uma fusão singular com a sua cultura Ibérica, respeitando os parâmetros tradicionais e clássicos, dando-lhes, ao mesmo tempo, uma interpretação algo contemporânea e pessoal.

 O espectáculo nos remete a o antigo, aos templos da Índia, a oriente…onde a música e a dança era a mais sublime oferenda ao divino.
Transmitindo um sentimento de familiaridade com o Todo, onde a som e a movimento são instrumentos universais quebrando qualquer fronteira independente de culturas e idiomas...

Diana Rego……… Dança
Marc Planells…. Sitar, Canto, Jal tarang
Francisco Cabral…. Tabla
Joana Amorin ..........Bansuri

                                          www.facebook.com/anaidcram?fref=ts



S e l a m



  A essência da música e cultura de origem Muçulmana deriva de um processo de miscigenação continuada ao longo dos séculos, onde a cultura muçulmana fosse misturando as tradições de diferentes povos, enriquecendo-os com a sua beleza artística.
A fusão de estas civilizações com a cultura do Islão dá origem a uma evolução cultural sem precedentes no Al – Andaluz, Pérsia, Índia, Afeganistão, Turkia e Azerbaijão, só por citar alguns…
O dueto a cargo de Baltazar Molina e Marc Planells recorre a instrumentos tradicionais como: o Robab, Tambur o Saz, Oud, Zarp, Tar o Daf… interpretando a música de diferentes regiões do nosso globo com influencias da cultura Islâmica. Cada uma de elas tão suigeneris mas com um mesmo denominador comum, a subtileza e ornamentação que o sistema musical Islâmico aperfeiçoou. 



                       Orquestra Todos Lisboa




  
Das visitas a Lisboa da Orchestra di Piazza Vitorio e do caldo de cultura muito próprio que dá sentido ao Festival TODOS-Caminhada de Culturas, nasceu a ideia e o desejo de replicar aqui uma formação composta por lisboetas de todas as origens culturais, musicais, linguísticas… Juntar pessoas que vivem e pensam em instrumentos e tradições diferentes, que trazem consigo um património outro, é tornar música aquilo que poderia ser desencontro. É ver a cidade naquilo que ela é, uma realidade multiforme, mais rica portanto. Mario Tronco, maestro que intuiu a possibilidade de um projecto assim numa cidade cosmopolita como Roma, é o responsável por esta nova orquestra de todas as proveniências.