Instrumentos




Sitar

  J.K. Sengupta,Calcuta, India, 2011


Instrumento de cordas procedente do norte da Índia, com 6 o 7 cordas principais e de 11 a 13 cordas que soam por simpatia o ressonância. Sitar que em idioma persa significa três cordas remonta a sua origem ao séc. 18. O instrumente que conhecemos hoje é fruto de uma evolução, influenciada principalmente pela invasão Muhgol no norte da Índia, que fez com que os instrumentos e a tradição musical da Pérsia, se introduzissem no norte da índia fusonandose com instrumentos Indianos  como a Vena, e a cultura do próprio subconsciente Índio.
Atribui-se também, a invenção do sitar, a um músico, místico e poeta medieval chamado Amir Khusrow, nascido em Índia mas com descendência Afga e Turka.
Desde então o sitar tem sido alvo de diferentes inovações, tanto a nível físico como no estilo de ser tocado. Alguns dos inovadores por excelência são: os mestres contemporâneos como Allaudin Khan e discípulos, Ravi Shankar, Nikhil Banerjee e membros da Etawa Gharana como Vilayat Khan.

 UD
                               
                                  Ramazan Galay, Istambul, Turkya 2010


O Ud o Oud é um instrumento de corda que dá origem a família dos Laudes. Não possui trastes. Normalmente com 5 as 6 ordens de cordas de tripa, actualmente nylon, com múltiplas afinações.
As origens do instrumento não são muito claras, há vários mitos e lendas relacionadas com a sua origem. 
 Atribuísse ao som do Ud poderes curativos.
 “Calma e revive corações”, dizia um poeta Árabe medieval.





Jal Tarang



                                         China, Portugal  2011                                

Jal tarang, literalmente significa ondas na agua, é um instrumento melódico percutido da Índia raramente visto e ouvido. Consiste num conjunto de tigelas de cerâmica de diferentes tamanhos, afinadas com agua. O Jal tarang desenvolvesse a partir dos padroes dos gongs e Gamelan tocados em Java, Bali e Birmania.


Rabab






                      Afganistao, Constructor Desconocido



Baglamas







                   



Guitarra


Larrive, Canada 1999
Shekere


Marc Planells, Magoito, Portugal 2010